US Trends

hipoglicemia o que é

Hipoglicemia é uma condição em que o nível de açúcar (glicose) no sangue cai abaixo do normal, geralmente abaixo de 70 mg/dL, podendo causar sintomas que vão de mal-estar leve até perda de consciência e convulsões. É uma emergência potencial, principalmente em pessoas com diabetes que usam insulina ou certos medicamentos orais, mas também pode acontecer em outras situações, como jejum prolongado ou consumo excessivo de álcool.

Conceito básico

  • Hipoglicemia significa “glicose baixa no sangue”, normalmente definida como valor abaixo de 70 mg/dL em exames de ponta de dedo ou laboratoriais.
  • A glicose é a principal fonte de energia do corpo, especialmente do cérebro; quando falta, o organismo entra em alerta e pode haver comprometimento da função cerebral.

Principais sintomas

  • Sintomas iniciais: fome intensa, tremores, suor frio, palpitações, ansiedade, fraqueza ou tontura.
  • Sintomas mais graves: dificuldade para falar, confusão mental, desorientação, alterações de comportamento, convulsões e desmaio; em casos extremos, pode levar à morte se não tratada rapidamente.

Causas mais comuns

  • Em pessoas com diabetes: dose excessiva de insulina ou remédio oral, pular refeições, fazer exercício intenso sem ajustar alimentação/medicação, ou ingerir álcool.
  • Em quem não tem diabetes: jejum prolongado, algumas doenças hormonais ou do fígado, tumores produtores de insulina (insulinoma) e consumo de álcool em excesso, entre outras causas mais raras.

Gravidade e níveis

  • Nível 1: glicose abaixo de 70 mg/dL, geralmente com sintomas leves e ainda com capacidade de se tratar sozinho.
  • Nível 2: glicose abaixo de 54 mg/dL, já indicando maior risco e necessidade de correção rápida.
  • Nível 3: sintomas graves (confusão, desmaio, convulsões), exigindo ajuda de outra pessoa e atendimento de emergência.

O que fazer na hora

  • Em geral, recomenda-se ingerir rapidamente carboidratos de ação rápida (por exemplo, suco açucarado, refrigerante comum, glicose em gel) e reavaliar a glicemia alguns minutos depois, seguindo o plano orientado pelo médico.
  • Se a pessoa estiver inconsciente ou não conseguir engolir, não se deve oferecer nada pela boca; nessa situação, é necessário atendimento médico urgente e, quando disponível, uso de glicose intravenosa ou injeção de glucagon por profissionais treinados ou cuidadores.

No seu lugar, qualquer sintoma suspeito de hipoglicemia, principalmente se for recorrente, merece avaliação com um profissional de saúde para investigar a causa e ajustar tratamento ou hábitos de alimentação.