qual foi o primeiro álbum brasileiro a ganhar o grammy
O primeiro álbum com participação brasileira a ganhar um Grammy foi “Getz/Gilberto” (1965) , de Stan Getz e João Gilberto, que levou o prêmio de Álbum do Ano na cerimônia principal do Grammy.
Mas o que isso significa na prática?
- “Getz/Gilberto” é um álbum de bossa nova gravado por Stan Getz (saxofonista de jazz norte‑americano) e João Gilberto, com participação de Tom Jobim nas composições e piano.
- Em 1965, ele fez história ao vencer Álbum do Ano , uma das categorias mais importantes do Grammy, algo extremamente raro para um trabalho ligado à música brasileira e cantado em boa parte em português.
- Na mesma edição, a faixa “The Girl from Ipanema” (“Garota de Ipanema”), do mesmo projeto, ainda levou o prêmio de Gravação do Ano , com Astrud Gilberto nos vocais.
Outra curiosidade importante
Antes disso, o Brasil já tinha um vencedor individual na premiação: o violonista Laurindo Almeida , que ganhou um Grammy em 1959 na categoria de Melhor Engenharia de Álbum Clássico com o projeto “Duets with the Spanish Guitar”. Porém, quando se fala em primeiro álbum brasileiro a ganhar o Grammy em grande destaque , o marco mais citado é mesmo “Getz/Gilberto” , pela conquista de Álbum do Ano.
Em resumo: o “primeiro álbum brasileiro a ganhar o Grammy”, no sentido histórico e simbólico de um álbum de música brasileira reconhecido no topo da premiação, é “Getz/Gilberto” (1965).
TL;DR: “Getz/Gilberto”, de Stan Getz e João Gilberto, foi o primeiro álbum ligado à música brasileira a vencer um Grammy de grande categoria (Álbum do Ano, em 1965).
Informação reunida a partir de dados públicos e reportagens disponíveis na internet.