qual é o principal motivo para não oferecer água, comida ou medicamentos a uma vítima de sinistro de trânsito?
O principal motivo para não oferecer água, comida ou medicamentos a uma vítima de sinistro de trânsito é evitar agravar o quadro, sobretudo por risco de complicações em caso de cirurgia de emergência, engasgo/aspiração e piora de possíveis hemorragias internas.
Motivo principal
- A vítima pode precisar de cirurgia urgente, e ter alimento ou líquido no estômago aumenta o risco de complicações com a anestesia e de aspiração do conteúdo gástrico.
- Em muitos protocolos de primeiros socorros, recomenda-se manter a vítima em jejum até avaliação médica justamente para reduzir esses riscos.
Outros riscos importantes
- Risco de aspiração: a pessoa pode vomitar ou “engolir errado” e o líquido ir para as vias aéreas, causando asfixia ou complicações respiratórias.
- Possível hemorragia interna: a ingestão de líquidos ativa o sistema digestivo e desvia sangue para o estômago, o que pode piorar sangramentos internos já existentes.
Sobre medicamentos
- Medicamentos podem mascarar sintomas importantes (como dor ou alteração de consciência), dificultando a avaliação da equipe de saúde.
- Só profissionais treinados devem medicar a vítima, pois há risco de interações, alergias e agravamento de condições ocultas.
Conduta recomendada no local
- Manter a vítima calma, imobilizada e aquecida, sem oferecer nada para comer ou beber.
- Acionar imediatamente o serviço de emergência (como SAMU ou bombeiros) e aguardar a chegada da equipe, observando sinais vitais sem realizar procedimentos para os quais não se tem treinamento.
Em resumo, a resposta típica em provas e materiais de trânsito é: manter a vítima em jejum e aguardar atendimento especializado.
TL;DR: não se oferece água, comida ou medicamentos porque isso pode causar engasgo, aspiração, piora de hemorragias e complicações graves se a vítima precisar de cirurgia e anestesia.
Information gathered from public forums or data available on the internet and portrayed here.