narcoterrorismo o que é

Narcoterrorismo é a atuação de grupos do tráfico de drogas que usam métodos típicos de terrorismo — como atentados, assassinatos, sequestros e ameaças em massa — para intimidar governos, policiais, juízes, jornalistas e a população, com o objetivo de proteger e expandir seus negócios ilícitos. Com o tempo, o termo também passou a ser usado para descrever grupos terroristas que financiam suas ações por meio do tráfico de drogas.
Origem do termo
- O termo narcoterrorismo foi criado em 1983 pelo então presidente do Peru, Fernando Belaúnde Terry, ao falar de ataques violentos de traficantes contra operações policiais antidrogas.
- Um dos casos mais conhecidos é o de Pablo Escobar e do cartel de Medellín, que promoveram explosões, assassinatos de políticos e juízes e ataques a prédios públicos na Colômbia.
Conceito básico
- Em sentido clássico, narcoterrorismo é quando traficantes de drogas usam violência e terror para influenciar políticas de governo, enfraquecer leis antidrogas ou intimidar quem combate o tráfico.
- Em definições mais amplas, também inclui organizações terroristas que usam o tráfico de drogas para se financiar, como grupos armados em zonas de conflito.
Exemplo de definição recente no Brasil
- No debate político e jurídico brasileiro atual, “narcoterrorismo” muitas vezes é definido como qualquer apoio financeiro, logístico ou de proteção a atividades de tráfico que usem violência ou ameaça para gerar terror social ou coagir o Estado.
- Há propostas de lei que querem enquadrar como terrorismo quem financiar, proteger ou facilitar ações ligadas ao tráfico que tenham esse caráter de intimidação coletiva.
Controvérsias e críticas
- Especialistas em segurança e direitos humanos criticam o uso expandido do termo, dizendo que ele mistura narcotráfico e terrorismo de forma imprecisa e pode servir para justificar políticas de “guerra às drogas” muito mais violentas.
- Análises recentes apontam que “narcoterrorismo” virou, em muitos contextos, uma ferramenta retórica para legitimar massacres, execuções extrajudiciais e ampliação de poderes de exceção do Estado, inclusive com intervenções militares e violações de direitos humanos.
Por que o tema voltou a ficar em alta
- Na década de 2020, o termo voltou ao centro do debate em vários países das Américas, com governos usando a ideia de “narcoterrorismo” para decretar estados de emergência, militarizar a segurança pública ou lançar operações armadas de grande escala.
- Esse uso político do conceito preocupa organizações internacionais e especialistas, que alertam para o risco de agravar a violência sem resolver as causas estruturais do tráfico de drogas.
Em resumo (narcoterrorismo o que é):
É a intersecção entre tráfico de drogas e práticas terroristas: tanto quando
traficantes usam terror para proteger o negócio, quanto quando grupos
terroristas usam o tráfico para se financiar; hoje, porém, o termo é altamente
politizado e controverso no debate sobre segurança e direitos humanos.
Information gathered from public forums or data available on the internet and portrayed here.