O termo emoji é originário da língua japonesa.

Origem da palavra

  • A palavra “emoji” vem de três elementos do japonês: e (絵, “imagem”), mo (“escrever”) e ji (文字, “caractere”).
  • No uso mais comum, costuma‑se explicar como junção de e (絵, “imagem”) + moji (文字, “caractere”), ou seja, “caractere de imagem” ou “pictograma”.

Não vem de “emotion”

  • A semelhança com o inglês “emotion” e com a palavra “emoticon” é apenas coincidência etimológica, não tem relação direta com a origem do termo.
  • Portanto, apesar de hoje estar ligado à expressão de sentimentos nas mensagens, a palavra em si descreve apenas um caractere gráfico, não “emoções”.

Informações obtidas de fontes públicas na internet e em materiais de referência sobre a história dos emojis.