Na história, o título de grão-vizir era, em especial, o equivalente a “primeiro-ministro” no Império Otomano.

Resposta direta

  • O grão-vizir foi, sobretudo, o chefe de governo do Império Otomano , funcionando como primeiro-ministro do sultão.
  • Em vários estados islâmicos (como alguns califados e reinos persas), “vizir” indicava ministro, mas o título específico “grão-vizir” ficou mais famoso ligado aos otomanos.

Contexto rápido

  • “Vizir” vem de tradições persas e islâmicas, significando um ministro ou conselheiro que executava as ordens do soberano.
  • O grão-vizir era o vizir “supremo”, com poder de primeiro-ministro, especialmente no auge do Império Otomano, onde dirigia a administração em nome do sultão.

Information gathered from public forums or data available on the internet and portrayed here.