A escola que homenageou o presidente Lula no Carnaval de 2026 foi a Acadêmicos de Niterói , do Rio de Janeiro, com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

Qual foi a escola?

  • A agremiação é a Acadêmicos de Niterói , integrante do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026.
  • O desfile contou a trajetória de Lula, desde a infância no Nordeste até a Presidência da República.

Contexto rápido do desfile

  • O samba-enredo em homenagem ao presidente se chamava “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
  • Foi a estreia da Acadêmicos de Niterói no Grupo Especial, e a escola acabou sendo rebaixada após a apuração das notas.

Por que virou assunto?

  • A homenagem gerou forte repercussão política, com membros da oposição comentando e até comemorando o rebaixamento da escola nas redes sociais.
  • Também houve debate sobre o financiamento do desfile, já que o repasse de recursos públicos ao Carnaval e às escolas de samba entrou na discussão pública.

Em resumo: se a sua pergunta é “qual foi a escola que homenageou o presidente Lula?”, a resposta é Acadêmicos de Niterói , no Carnaval do Rio de Janeiro de 2026.

TL;DR: A escola que homenageou o presidente Lula foi a Acadêmicos de Niterói , com um enredo sobre sua vida, desfilando no Grupo Especial do Rio em 2026 e sendo depois rebaixada.

Informação reunida a partir de notícias recentes e dados públicos disponíveis na internet.