O grande evento histórico que aconteceu no Brasil em 1822 foi a Independência do Brasil , proclamada em 7 de setembro de 1822 por D. Pedro, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.

O que foi esse evento

  • A Independência do Brasil marcou a separação política entre Brasil e Portugal, encerrando o período colonial e dando origem a um novo Estado soberano.
  • Após a ruptura, o Brasil passou a ser uma monarquia, com D. Pedro coroado imperador como Dom Pedro I em dezembro de 1822.

7 de setembro de 1822

  • A data de 7 de setembro ficou conhecida pelo chamado “Grito do Ipiranga” , quando D. Pedro teria proclamado “Independência ou Morte!” às margens do riacho Ipiranga.
  • Esse momento é considerado o marco simbólico da Independência, embora o processo tenha sido mais longo e envolvido negociações e conflitos em várias províncias.

Contexto de 1822

  • A Independência foi resultado de um acúmulo de tensões entre as elites brasileiras e as Cortes portuguesas, que queriam reverter privilégios conquistados no Brasil após a vinda da corte em 1808.
  • Decisões como o “Dia do Fico” (1822) e a determinação de que ordens de Portugal só valeriam com o “cumpra-se” de D. Pedro prepararam o rompimento definitivo consumado em 1822.

TL;DR: Em 1822 ocorreu a Independência do Brasil , com o famoso “Grito do Ipiranga” em 7 de setembro, que rompeu oficialmente os laços coloniais com Portugal e inaugurou o Império do Brasil sob Dom Pedro I.

Information gathered from public forums or data available on the internet and portrayed here.