O medo doentio de ficar sozinho costuma ser chamado de monofobia , também conhecida como autofobia, eremofobia ou isolofobia, termos usados para descrever um medo intenso e irracional da solidão ou de estar sem companhia.

Nome técnico

  • Monofobia: medo persistente, exagerado e irracional de ficar sozinho ou isolado.
  • Outros nomes usados: autofobia, eremofobia e isolofobia, que designam a mesma ideia de fobia da solidão/do isolamento.

Como costuma se manifestar

  • Ansiedade intensa só de imaginar ficar sozinho, mesmo por pouco tempo.
  • Crises de pânico, taquicardia, falta de ar, sudorese, tonturas e sensação de perda de controle em situações em que a pessoa se sente só ou sem apoio.

Quando é algo “doentio”

  • Fala-se em fobia quando o medo da solidão é tão forte que começa a atrapalhar a rotina, relacionamentos e decisões do dia a dia.
  • Mesmo não constando como diagnóstico formal em alguns manuais, o quadro é reconhecido na prática clínica como uma forma de fobia relacionada à ansiedade e pode exigir acompanhamento psicológico.

Se esse medo de ficar sozinho está causando sofrimento intenso, o passo mais indicado é procurar um profissional de saúde mental (psicólogo ou psiquiatra) para avaliação e orientação personalizada.

Information gathered from public forums or data available on the internet and portrayed here.