as tartarugas respiram por onde
As tartarugas respiram principalmente pelos pulmões , através das narinas (ou boca), exatamente como outros répteis – não por “brânquias” como os peixes.
Como a tartaruga respira no dia a dia
- As tartarugas têm pulmões grandes, localizados logo abaixo do casco.
- O ar entra pelas narinas (e também pela boca), desce pela traqueia e chega aos pulmões, onde ocorre a troca de gases (oxigênio e gás carbônico).
- Em vez de “inflar” o tórax como mamíferos, elas usam músculos ligados ao cinturão dos ombros, da bacia e ao plastrão (parte de baixo do casco) para movimentar o ar.
E quando estão debaixo d’água?
- Tartarugas marinhas e de água doce precisam subir à superfície para respirar ar, pois não têm brânquias.
- Elas conseguem ficar muito tempo submersas porque reduzem o metabolismo e gastam menos oxigênio.
“Respirar pelo bumbum” é verdade?
- Algumas espécies conseguem fazer respiração cloacal, usando a cloaca (uma abertura única usada para fezes, urina e reprodução) para absorver um pouco de oxigênio da água.
- Isso não substitui os pulmões no dia a dia: é um recurso extra, útil principalmente em hibernação/brumação em água fria, quando o animal está parado e com metabolismo muito baixo.
- Pesquisas recentes lembram que nem todas as tartarugas de inverno “respiram pelo bumbum” da mesma forma; em muitas, é uma forma limitada de troca gasosa, não uma respiração completa.
Resumo rápido (em linguagem simples)
- Por onde as tartarugas respiram?
- No cotidiano: pelos pulmões , via narinas e boca.
* Em situações especiais (hibernação em água fria, algumas espécies): complementam com respiração pela cloaca, absorvendo oxigênio da água ao redor.
Informação baseada em materiais de divulgação científica e textos de biologia sobre respiração de tartarugas.