A Missa do Galo é a celebração católica da noite de Natal, tradicionalmente rezada à meia-noite, para comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

O que é a Missa do Galo

  • É uma missa solene celebrada na véspera de Natal, na passagem de 24 para 25 de dezembro.
  • Marca liturgicamente o Natal, lembrando o nascimento de Jesus em Belém.
  • É considerada uma das celebrações mais antigas e marcantes do Ano Litúrgico cristão.

Por que esse nome “do Galo”?

  • Em países de língua latina (como Portugal, Espanha, Brasil), difundiu-se a tradição de que, à meia-noite do Natal, um galo teria cantado de forma extraordinária para anunciar o nascimento de Cristo.
  • O galo também é visto como símbolo de vigilância e de quem “anuncia” o nascer do sol, numa analogia a Jesus como “luz” que vence a escuridão.
  • Há tradições espanholas em que camponeses sacrificavam um galo e o ofereciam, após a missa, aos pobres, o que também ajudou a fixar o nome.

Origem histórica da celebração

  • A missa da noite de Natal, nesse formato de vigília, remonta pelo menos ao século V, associada à celebração do Natal em Roma.
  • A expressão “Missa do Galo” é típica de contextos ibéricos e luso-brasileiros; em outros países costuma ser chamada apenas de missa da noite de Natal ou missa da meia-noite.

Como é hoje em dia

  • Em muitas paróquias já não é exatamente à meia-noite, podendo ser celebrada mais cedo por motivos de segurança ou logística, mas mantém o caráter de missa principal do Natal.
  • Costuma ter igreja cheia, cantos natalinos, proclamação solene do Evangelho do nascimento e clima de festa comunitária.

Informação reunida a partir de conteúdos educativos e explicativos sobre a tradição católica da Missa do Galo disponíveis em sites religiosos e de divulgação histórica.