Gelo seco é o dióxido de carbono (CO₂) no estado sólido , extremamente frio, que não derrete em água, mas passa direto para o gás (sublima).

O que é gelo seco

  • É CO₂ (gás carbônico) solidificado, não é “gelo de água”.
  • Fica em torno de -78 °C, bem mais frio que o gelo comum.
  • Recebe o nome “seco” porque não vira líquido: passa de sólido direto para gás, sem deixar poças de água.

Como ele é produzido

  • Usa-se CO₂ de processos industriais (por exemplo, petróleo e agroindústria), que é comprimido e resfriado até virar líquido.
  • Esse CO₂ líquido é então expandido/pressionado em máquinas especiais, formando uma “neve” de gelo seco que é comprimida em pellets ou blocos.

Propriedades importantes

  • Temperatura muito baixa (cerca de -78,5 °C).
  • Não é inflamável e não é considerado tóxico em uso normal, mas o gás desloca o oxigênio em ambientes fechados.
  • É inodoro, incolor, insípido e não deixa umidade, por isso não molha nem altera sabor/cheiro dos produtos que resfria.

Usos do gelo seco

  • Efeitos de “fumaça” em festas, teatro, cinema e eventos, já que o CO₂ frio forma uma névoa rasteira quando em contato com o ar úmido.
  • Conservação e transporte de alimentos, vacinas e produtos sensíveis à temperatura, pois mantém baixas temperaturas sem molhar embalagens.
  • Limpeza industrial por jateamento com gelo seco, removendo sujeira e resíduos sem água nem abrasivos.

Cuidados e segurança

  • Nunca encostar diretamente na pele: o frio intenso pode causar queimaduras semelhantes a congelamento.
  • Usar luvas apropriadas e manusear em locais ventilados, para evitar acúmulo de CO₂ e falta de oxigênio.

Em resumo, se a pergunta é “o que é gelo seco?”, a resposta-chave é: CO₂ sólido, muito frio, que “evapora” sem virar água, ótimo para resfriar e fazer fumaça cênica, mas que exige cuidado ao manusear.

Information gathered from public forums or data available on the internet and portrayed here.